Previsão do Tempo - Amparo

HISTÓRICO DESTA CIDADE:

"Capital Histórica do Circuito das Águas"

A cidade de Amparo nasceu oficialmente em 8 de abril de 1829 quando foi elevada a Capela Curada. Sua fundação real, entretanto, esconde-se no final do século XVIII. A cidade está, portanto, no rumo dos 200 anos. Fragmentos desses tempos não existem mais na zona urbana. No entanto, das edificações e do traçado urbano do século XIX, dos tempos da implantação das lavouras cafeeiras no município, dos tempos do apogeu e decadência dessa cultura, muito pode ser constatado. Das casas de porta e janela aos palacetes, dos edifícios religiosos aos prédios dos hospitais, das ruas de paralelepípedos aos jardins, tudo respira uma atmosfera coerente e uniforme. Nessa paisagem constata-se o gosto pela tradição clássica que permeou todo o século XIX e início do século XX e que selou, definitivamente, o lugar comum entre o urbanismo e a arquitetura

Para quem quer desfrutar das atividades ligadas ao turismo, cultura e a vivência no meio rural, a Secretaria de Cultura e Turismo preparou breve roteiros levando você aos atrativos que a cidade oferece.


CITY TOUR
O city tour constitui num passeio pelos principais eixos formadores da cidade, onde nesse trajeto podemos ver diversas casas, sobrados, edifícios e igrejas de diferentes épocas da formação da cidade. Com destaque para a Catedral Nossa Senhora do Amparo e suas residências ao redor; rua XV de novembro com destaque para a casa onde nasceu Franco da Rocha, a casa onde morou Bernardino de Campos e Francisco Prestes Maia; igreja do Rosário e Museu Histórico Bernardino de Campos.


FAZENDA ATALAIA
Aliando cultura, ecologia e gastronomia essa fazenda oferece ao visitante um belo cenário do turismo rural do município.
Aqui você poderá participar da ordenha das vacas leiteiras, alimentar os animais, conhecer o processo de beneficiamento do café; fazer uma caminhada passando por plantações, mata nativa, casas de pedra e antigo leito de estrada de ferro da Companhia Mogiana, além de saborear um delicioso café com produtos da própria fazenda.


FAZENDA ENGENHO DAS PALMEIRAS
Propriedade de grande beleza e singularidade, serviu de cenário para as gravações da novela "O Rei do Gado" da TV Globo.
Com belíssimas pinturas do início do século XX nas paredes internas e nos tetos da casa sede é a única fazenda na região que funcionou um antigo engenho de cana de açúcar.
No interior da sede encontra-se também móveis, lustres e outros objetos da época áurea do ciclo do café.


FAZENDA SÃO SEBASTIÃO
Nessa fazenda, com cenário cinematográfico, já foram gravados vários comerciais e minisséries para TV, entre eles o filme "A Carne" (romance erótico de Júlio Ribeiro, 1977) e a novela "Os Imigrantes" (Tv Bandeirantes, 1985).
Hoje ela conta com um dos restaurantes mais procurados pelos visitantes, servindo pratos sofisticados em um local rústico e original, sendo numa antiga casa de colono. Além de deliciar saborosos pratos o visitante ainda pode descansar em uma rede sobre a sombra das árvores ou descontrair-se num passeio de pedalinhos pelo lago.


MUNDÃO DAS TRILHAS
Localizada nos últimos contrafortes da Serra da Mantiqueira, a Reserva Ecológica Mundão das Trilhas - Serra dos Feixos possui mais de 314.000 m² de área verde onde se encontra mais de 5 Km de trilhas espalhadas em 25 percursos diferentes.
Com níveis de caminhada leve, média e forçada é um ótimo local para apreciar a natureza passando por riachos, vales, piscinas naturais e cavernas. Além de oferecer uma área para camping e prática de esportes radicais como rapel e tiroleza.


SÍTIO DUAS CACHOEIRAS
O Sítio Duas Cachoeiras é uma área rural localizada na região da Mantiqueira. Desde 1985, a equipe do SDC, formada por professores, biólogos, agrônomos, veterinários e pedagogos, vem desenvolvendo Projetos Educacionais de forma interdisciplinas e transdisciplinar.
Considerando a pratica pedagógica como extensão das realidades sociais, culturais e ambientais, o Sítio procura criar propostas de trabalho que estimulem o espírito de criação e de pesquisa no educando. Com o intuito de sensibilizar e estudar a diversidade dos temas, e a riqueza dos elementos, foram delineados vários projetos educacionais.





SITE OFICIAL: http://www.amparo.sp.gov.br/


FONTES: Prefeitura Municipal, Governo do Estado de São Paulo

×