Previsão do Tempo - Itanhaém

HISTÓRICO DESTA CIDADE:

A fundação de Itanhaém está cercada de controvérsias históricas, embora, oficialmente, seja considerada a data de 22 de abril de 1532, ligada à figura de Martim Afonso de Souza. Uma segunda vertente atribuiu ao castelhano João Rodrigues e ao português Antônio Soares, que chegaram à região por volta de 1549, a responsabilidade pela fundação da cidade. É irrefutável, porém, o envolvimento de Martim Afonso no processo de sua formação histórica. Coube-lhe a escolha do local onde se estabeleceria a povoação e a capela em louvor a Imaculada Conceição, já anteriormente povoado por colonos e índios pertencentes à tribo Itanhaém.

Missionários da Companhia de Jesus, entre eles os padres José de Anchieta e Manoel da Nóbrega, assumiram o trabalho de catequização desses indígenas, construindo uma igreja e um colégio ao norte do rio Itanhaém. Marcos iniciais da aldeia e da feitoria de Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém, eles contribuíram para que, em 1549, fosse criada a freguesia, então parte da vila de São Vicente.

Não tardou para que fosse transformada em vila, por provisão de 1561 outorgada pelo capitão-mor Francisco de Moraes, tenente-local de Martim Afonso de Souza, Governador da Capitania de São Vicente.

No século XVII, Itanháem ganhou importância política no quadro da ocupação do território colonial, tornando-se a partir de 1624 cabeça de Capitania, desbancando a predicação vicentina. Ao adquirir essa posição, passou a ter uma jurisdição bastante abrangente que compreendia, ao norte, a região entre Cabo Frio e Paranaguá e, ao sul, as vilas de São José dos Campos, Taubaté, Pindamonhangaba, Guaratinguetá e, ainda, algumas povoações criadas nas lavras de Minas Gerais. Nesse período, Itanhaém contou com a presença de padres franciscanos que, com a ajuda de alguns habitantes, construíram um convento, um dos principais de sua Ordem no Brasil.

Elevada a sede de município por meio de uma Carta Régia, em 1700, a cidade só obteve sua denominação atual em 6 de novembro de 1906.

SITE OFICIAL: http://www.itanhaem.sp.gov.br


FONTES: Prefeitura Municipal, Governo do Estado de São Paulo

×