Previsão do Tempo - Paulínia


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HISTÓRICO DESSA CIDADE:
 
A história da cidade de Paulínia remonta à época colonial, quando
o governo português doava sesmarias (grandes extensões de terra) a pessoas
interessadas em cultivá-las. Em nossa região, há notícias de duas grandes
sesmarias doadas em 1796 e 1807 que, pela localização (entre os rios Atibaia
e Jaguari) ficavam onde hoje está Paulínia. Barreto Leme, que havia chegado a
Campinas em 1739 recebeu, 34 anos depois, de Morgado Mateus o título de
(Fundador, Administrador e Diretor); daquela cidade. Paulínia era um sertão
inculto, nos arredores de Campinas, com flora e fauna exuberantes, habitado
por índios. Em 1885 o Comendador Francisco de Paula Camargo comprou a
Fazenda São Bento, enorme propriedade de terra, para produzir café, cujas
primeiras mudas, seu avô materno, homônimo, havia trazido do Rio de Janeiro
para Campinas em 1817. Além da São Bento, outras grandes fazendas da
região da atual Paulínia eram: A Morro Alto (de José Guatemozin Nogueira), a
São Luís (de Francisco da Rocha), a Fortaleza (de Domingos de Salles Júnior),
a São Francisco (de Heitor Penteado e seus irmãos), a Santa Genebra
(pertencente ao Barão Geraldo de Rezende que localizava-se onde hoje está
aquele distrito), e a maior de todas, em terras onde hoje está a cidade de
Cosmópolis, chamada de Fazenda do Funil ( pertencente a José Paulino
Nogueira, seus irmãos: Artur, Sidrack e seu genro Paulo de Almeida
Nogueira).Interessante destacar que as atuais cidades de Paulínia, Sumaré,
Valinhos e Cosmópolis eram, na época, bairros periféricos de Campinas,
afastados do centro e sem nenhum tipo de melhorias ou benefícios. Em 1903 é
inaugurada, em terras da Fazenda São Bento, uma capela em honra ao
mesmo santo. Ao redor dessa capela, ainda hoje existente no centro
de Paulínia, começa a desenvolver-se um vilarejo, também conhecido como
São Bento. Esse santo era muito popular por essas bandas devido ao poder a
ele atribuído de proteger seus devotos contra picadas de cobras, abundantes
na região (São Bento, livrai-me desse bicho peçonhento;).
     Por volta de 1880, houve um intenso movimento entre fazendeiros da região
visando a construção de uma estrada de ferro, que viesse facilitar o
escoamento da produção agrícola das fazendas, enormemente prejudicado
pela presença dos rios Atibaia e Jaguari, que dificultava sobremaneira a
comercialização dos produtos. Esse movimento culmina com a aprovação de
empréstimos para a construção da Cia. Carril Agrícola Funilense, ligando
Campinas à Fazenda do Funil. Iniciam-se nessa mesma década, vários
projetos de imigração, visando substituir a mão de obra escrava, recém-liberta,
por estrangeiros que, fugindo da miséria da Europa, buscavam no Brasil novas
chances de sucesso. Imigrantes, na maioria italianos, começam a chegar
a Paulínia para trabalhar nas fazendas por volta de 1887. A chegada dos
imigrantes e a inauguração da Estrada de Ferro (em 18/09/1899)
estabeleceram uma nova ordem econômica e social no bairro de São Bento,
mesclando aos costumes dos habitantes das fazendas novos hábitos, músicas,
cultura e religião.
     Em 18 de setembro de 1899, foi inaugurado não só o trecho carroçável da
Cia. Carril Agrícola Funilense, mas também as várias estações ao longo do
percurso, todas elas recebendo nomes de diretores e membros da própria
Companhia: Barão Geraldo;, José Paulino Nogueira, João Aranha;José
Guatemozin Nogueira; e ;Artur Nogueira, dentre outras que levaram o nome
da fazenda onde estavam situadas: Santa Genebra, ;Deserto, ;Santa
Terezinha; e ; Engenho. Obviamente, os bairros onde estavam essas
estações foram sendo conhecidos pelos mesmos nomes. Surge, assim, a vila
José Paulino. Em 30 de novembro de 1944, através do Decreto-lei 14334, a
vila de José Paulino; foi elevada à condição de Distrito, com o nome
de  PAULINIA .Esse Decreto impedia que localidades usassem nomes de
pessoas. ;Cosmópolis", no mesmo ato, foi elevado à condição de município;
;Rocinha;, elevado a município com o nome de ;Valinhos;Rebouças; elevado
a vila com o nome de "Sumaré" e;Arraial dos Souzas; elevado a Vila com o
nome de;Souzas;.
     Desde 1942 Paulínia vinha aumentando a arrecadação de impostos para
Campinas devido à implantação, naquele ano, de uma unidade da Rhódia
Indústrias Químicas e Têxteis. Essa empresa, pioneira na cidade, alterou
consideravelmente a economia não só do Distrito, mas de toda a região. Em
1956 chega a Paulínia o funcionário aposentado da Assembléia Legislativa do
Estado José Lozano de Araújo. Consciente do potencial econômico do Distrito,
funda a entidade ;Amigos dePaulínia; e arregimenta vários homens das
famílias mais antigas do local. Começa um movimento emancipatório que
culmina com um plebiscito realizado em 06 de novembro de 1963, decidindo
dessa forma a autonomia política do Distrito. Em 28 de fevereiro de 1964 o
Diário Oficial do Estado de São Paulo publicou a Lei 8092, criando
o município de Paulínia.
     As primeiras eleições foram realizadas em 07 de março de 1965, tendo sido
eleito Prefeito o candidato único do PSP (Partido Social Progressista) José
Lozano de Araújo. Os primeiros vereadores, cuja função era voluntária, foram:
Hélio José Malavazzi (presidente da Câmara pelos quatro anos consecutivos),
Angelino Pigatto, Anízio Perissinotto, José Motta, João Beraldo, Hélio Ferro,
José Improta, Mário Gervenutti Ferro e Orlando Trevenzolli. Em 4
anos Paulínia transformou-se: Tinha 6000 habitantes e uma renda per capita
gerada (gerada pela Rhódia e outras empresas de menor porte) invejável:
todas as ruas calçadas, isenção de impostos municipais para todos os
habitantes, água encanada e rede de esgotos em todos os bairros,
pavimentação das estradas de acesso, tendo sido construído o prédio
daPrefeitura Municipal, que permanece até hoje.
Fonte: ;Paulínia - dos Trilhos da Carril às Chamas do Progresso
Autoras: Maria das Dores Soares Maziero e Meire Terezinha Müller
Soares

FONTE: Prefeitura Municipal, Governo do Estado de São Paulo
Site Oficial: http://www.paulinia.sp.gov.br/

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